* As caudadas dos lagartos!!!



Você sabia que alguns lagartos usam sua cauda como um chicote?
Os predadores das iguanas sofrem com chicotadas e com as afiadas garras desses répteis.

Grande, pequena, fina, larga, lisa, com ou sem espinhos.
As caudas dos lagartos podem ter diferentes formatos e atingir (acredite!) mais de duas vezes o comprimento do corpo do animal.
Além disso, elas servem para eles se equilibrarem, se agarrarem em uma árvore e, o mais importante, se defenderem de predadores!
A Iguana iguana – nome científico daqueles que conhecemos simplesmente como iguana ou camaleão – é um exemplo de lagarto que usa a cauda de uma forma, digamos, curiosa e, até, dolorida.
A espécie é encontrada em grande parte do Brasil e em ambientes diferentes, mas tem preferência pelo alto das árvores que há perto dos rios em áreas alagadas.
Quando se sentem ameaçados, esses animais costumam se jogar na água sem se importar (ai!) com a altura da queda.
Mas quando não conseguem fugir dessa maneira e percebem que o perigo se aproxima, as iguanas torcem o rabo, ou melhor, balançam sua longa cauda e dão violentas chicotadas no potencial predador.
E mais: usam suas grandes e afiadas garras contra aquele que, para elas, é o vilão.
(Teresa Pires Museu Paraense Emílio Goeldi http://cienciahoje.uol.com.br/134520)

Um comentário:

  1. Estou fazendo uma campanha de doações pra criar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todos.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

    ResponderExcluir

♥ ♥ ♥ Fico feliz de te ver aqui, falando comigo!beijos,chica ♥ ♥ ♥