* Uma dica de um livro...




No litoral

Na praia e no luar,

tartaruga quer o mar...


Como preservar as tartarugas marinhas em uma comunidade onde a maioria das famílias ganha a vida pela venda dos ovos, da carne e do casco do animal?


Esse é o desafio dos irmãos Luísa, Pedro e Rodrigo, que moram à beira da praia e se preocupam com o meio ambiente.


Um dia, passeando pelo litoral, nas piscininhas que se formam na maré baixa entre os recifes de corais, Luísa e Pedro encontraram uma tartaruga bastante machucada, presa entre as pedras com um pedaço de rede.


As crianças menorzinhas que iam à aula de manhã e passavam o recreio brincando neste lugar, que Luísa batizou de “casa dos peixinhos”, estavam em volta do bicho e conversavam com a professora sobre o que fazer.


A escola era bem em frente à praia.


Entre as ideias das crianças de pegá-la para ser o almoço, virar pastel, sopa ou deixar viva para roubar os valiosos ovinhos que ela botaria depois, Pedro sugeriu que ninguém a matasse, mas que a ajudasse a voltar para o mar. Mas como era pesada!!


Foi assim, na aflição de salvar a tartaruga, que Luísa, a caçula, começou uma verdadeira campanha pela vida dos animais.


A menina aprendeu com o irmão que as tartarugas podem viver centenas de anos e achou um absurdo que uma possível “colega de Cabral” pudesse acabar na panela de alguém.


Você não concorda?Mas existia um obstáculo.


Um dos pescadores mais bravos do lugar, Seu Chico, não gostou daquela história.


Nem ele nem os homens que trabalhavam com ele e ganhavam um bom dinheiro pela venda dos bichos que se transformavam em jantar, creme de beleza, sapatos e óculos.


Os amigos de Luísa já haviam compreendido a importância da preservação da espécie e o tamanho da maldade que os pescadores faziam com as tartarugas indefesas, por isso fundaram o Clube da Tartaruga.


Foi a maior confusão na porta da escola!


O resto da história é surpresa.


Se você ficou curioso, aí vai uma dica: outro herói que aparece no livro, e que existe de verdade, é o Projeto Tamar, criado pelo Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – para proteger as tartarugas marinhas. Vale a pena ler e se informar!





Um comentário:

♥ ♥ ♥ Fico feliz de te ver aqui, falando comigo!beijos,chica ♥ ♥ ♥