* O Pardal



O pardal

Cabeça e pescoço cinza-chumbo,
Sobre as asas, listra branca.
Sua elegância, coisa bumba!
Invade os quintais, sem levar bronca.


Seu bico curto e coniforme.
Criatura bastante familiar.
Dos agricultores é inimigo, conforme
Prejuízos que causa ao pomar.


Ave de canto tímido.
Nenhum interesse desperta.
Seu brilho não é límpido,
Mas ninguém a detesta.


É gregário o ano todo.
Canta, o macho, no beiral.
Não dá vez ao tolo.
Atrai fêmea d’outro local.


É monógamo por natureza.
No preparo da procriação.
Fidelidade, que beleza!
Não vacila na criação.


Ninhos de amor são construídos.
Para um perfeito casamento.
Num lugar adequado são possuídos.
No desejado cruzamento.


Reúnem-se ao entardecer.
Em bandos barulhentos de ver,
Porém vem se enternecer,
Quando a noite, anuncia o escurecer.

Tunin


16 comentários:

  1. Estranhamente, não tenho visto tantos pardais como antigamente...

    E eles também faziam buracos no pacote de pão que o padeiro entregava (fazia um buraco enorme no pacote de pão de papel).

    Fique com Deus, menina Chica.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. CHICA!
    QUE 2010 SEJA MUITO MAIS...
    ADORO PARDAIS E ESTA HISTORIA TA LINDA!
    BJOSSSS

    ResponderExcluir
  3. Ai que fofinho, aqui onde moro tem alguns pardais....
    Alguns adoram correr perigo e passar perto das minhas cachorrinhas kkkk

    bjs

    ResponderExcluir
  4. as vezes eu acordo com o canto do pardal e de bentivi sabe? beijos do neno

    ResponderExcluir
  5. Tmb nao tenho visto tantos pardais..sera q estaoa cabando com eles????

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Salve o NOVO ANO !
    Que ele seja de PAZ e de muita Saúde. E que estejamos juntos por mais um ano.
    assim Seja !
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... começa o ano contando um pouco sobre esse espetáculo maravilhoso que é a FLOLIA DE REIS ou REISADO, comemorado no dia 6 de janeiro. Aqui eu também coloco as famosas simpatias das Romã, muito utilizada no dia 6 de janeiro para atrair dinheiro. Para quem curte uma simpatia, vale a pena fazer.Venha conferir.
    E para quem não conhece o meu espaço, convido a dar uma chegadinha até lá para conhecer o meu cantinho de histórias, o link está logo abaixo.
    Que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010.
    Saudações Florestais !
    http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Salve o NOVO ANO !
    Que ele seja de PAZ e de muita Saúde. E que estejamos juntos por mais um ano.
    assim Seja !
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... começa o ano contando um pouco sobre esse espetáculo maravilhoso que é a FLOLIA DE REIS ou REISADO, comemorado no dia 6 de janeiro. Aqui eu também coloco as famosas simpatias das Romã, muito utilizada no dia 6 de janeiro para atrair dinheiro. Para quem curte uma simpatia, vale a pena fazer.Venha conferir.
    E para quem não conhece o meu espaço, convido a dar uma chegadinha até lá para conhecer o meu cantinho de histórias, o link está logo abaixo.
    Que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010.
    Saudações Florestais !
    http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Super Chica!!!
    Esse blog é demais!
    A gurizada deve adorar!!!
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  9. Chica, mamae é quem escreve.

    Eu gosto muito de passarinho, essa palavra eu sei falar; é difícil o nho mas sei falar, rs.

    Lindo o Pardal. Aqui nós temos também.

    Abracos do Daniel

    ResponderExcluir
  10. Nossa já estavamos ficando com saudades e chegamos logo para ver os pardais!!! lindo
    Um abraço grande e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  11. Que bonitinho esse pardal!Uma graça de poesia e muito instrutiva!Bjs,

    ResponderExcluir
  12. Por aqui ainda aparecem muitos, gosto da sua companhia há goiabas no quintal o que os atrai.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Chica, fofo este poema do Tunin, todo escrito em rimas alternadas em versos dispostos em quartetos. Uma melodiosa canção ! Ótima postagem. Bj e feliz 2010 !

    ResponderExcluir
  14. Aqui no meu quintal tem um pardal sorateiro ele espera a rolinha sair um pouco para comer rápido a comifa que colocamos para ela. Este Pardal é um pássaro sem limites entra até dento da minha cozinha.

    Valeu pela poesia!
    Ana Marly

    ResponderExcluir
  15. Chica,
    Obrigado pela oportunidade e o carinho de sempre. Andei um pouco sumido por estar adoentado, mas tudo já está em ordem. Brevemente retornarei à escrita. Abração. Tunin.

    ResponderExcluir

♥ ♥ ♥ Fico feliz de te ver aqui, falando comigo!beijos,chica ♥ ♥ ♥