* Rosinha, a flor falante...




Rosinha é uma pequena flor que vive em um belo jardim de uma praça.

Lá existem várias espécies de rosas.

Seu João o jardineiro, cuida bem de todas, não permite que ninguém as apanhe.

Depois de algum tempo, Seu João pode observar um pé de rosa lá fundo do jardim. Esta ficou grande e viçosa. O curioso é que a linda rosinha não murchava como as outras e dava lindos botões.

Seu João ficava horas observando a linda rosa e sentia que havia algo muito diferente.

Numa bela manhã o bom jardineiro acordou bem cedo como de costume e foi até o jardim apreciar uma por uma a uma.

E para a surpresa do bom velhinho, lá estava a Rosinha conversando com um beija-flor.

Seu João se aproximou e ouviu Rosinha dando bons conselhos ao beija-flor.

O coitado se sentia triste por viver só.

Seu João quase caiu de costas, afinal nunca havia visto uma flor que falar.

Depois de algum tempo pode perceber que ela falava com os pássaros que por ali passavam.

Algum tempo depois pode notar que as rosas estavam murchando.

Percebeu então que havia pragas de formigas tentando destruir todo o jardim.

O bom homem olhou indignado para cada uma. Correu até a Rosinha e viu que conversava calmamente com todas as formigas.

Todas pararam o serviço e ouviram o que Rosinha falava:

-Olha não subam até mim e nem acabam com minhas amigas.

As formigas pararam com seus ferrões armados. Vocês são muitas e poderão nos destruir em poucos minutos.

Quando Rosinha terminou de falar, as formigas se juntaram em filas e saíram do jardim para a alegria de Seu João.

Ficou de boca aberta, afinal ele nunca havia assistido uma cena que jamais acontecera em sua longa vida de jardineiro.

Com isso não precisou usar seu inseticida, pois saíram em paz e Seu João teve pena de matá-las.

Hoje todas as rosas desse jardim, vivem em paz e dando lindas flores sem nenhum ataque de nenhum inseto peçonhento e Rosinha virou a atração do lugar.

As crianças vão até a praça para brincar e admirar as rosas, principalmente Rosinha que não murcha e conversa com todos.

É o jardim mais lindo do lugar!


Zaretliteratura


19 comentários:

  1. Chicaaaaaaaaaa mais que lindo! Uma reflexão e uma lição! Obrigada.


    Carinhoso beijo.

    ResponderExcluir
  2. Como eu gostava de passear nesse jardim. Eu ainda acredito que as flores falam, se falarmos com elas.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Menina, temos este dom para falar com as outras especies (na apenas a rosa citada), só que temos de exercita mais vezes este dom...

    Fique com Deus, menina Chica.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Até hoje com elas falo,Chica miga madrinha minha!

    bzuz viva la vida

    ResponderExcluir
  5. Chica que coisa linda! tomara ter mais tempo livre para andar por aqui, lendo e ficando encantada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu adooooro este blog! Linda história!
    bjkas!

    ResponderExcluir
  7. Gostei imeeeeeenso, linda.

    Um abraço grande.

    ResponderExcluir
  8. Oi Chica...que coisa mais bonitinha...muita sensibilidade de quem escreveu, parbéns a vocês...uma por dar tão belo frto e você por colhê-lo e distribuir, dividir esta beleza com a gente...
    Um abraço na alma....bom fim de semana..bjo

    ResponderExcluir
  9. sempre lindas coisas aqui! sabe eu falo com as flores...e se deixo de falar por uns dias, elas se vem muito tristes...e acredito que senten falta:)))
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Adoro jardins...me encanta, me anima, me perfuma!

    bj

    ResponderExcluir
  11. AIIIIIIII, CHICA LINDA,
    QUE AMOR, EU QUERIA PODER CONHECER ESSA ROSINHA, RSRSRS.
    LINDA A MESAGEM, ADOREI!

    ResponderExcluir
  12. Olá linda Chica, quero conta um segredo, aquele menino o Will ele é especial, eu não sabia que ele tinha um blog, derrepende descobri a algum tempo atrás, ele é muito humilde, e muito sábio, pois estuda os ensinametnos do Taoismo, igual Budismo, jamais me contaria mãe eu tenho blog, depois de suas conquista é que fiquei sabendo, como uma surpresa, ele esta exteriorizando seus ensinamentos...ele é meu orgulho!Um dia ele me disse mãe eu vejo um mundo maravilhoso, eu disse filho pois não vejo assim, e me coloquei a falar de algumas tristeza, ele disse de novo, Mãe eu vejo um mundo marailho mude seu ponto de vista...mudei e hoje sou o qeu vc vê no blog!! Sou o que sou por ele por causa dele, segui exemplos dele...Eu Vhica acho que pari dei z luz a um anjo, depois este um anjo meu trouxe a luz.
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  13. quiz dizer Chica...é emoção..rs

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse jardim! até eu iria passear nele, só para ver a Rosinha. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Lindo esse conto da Teresa!Magia e amor!Adorei!Bjs,

    ResponderExcluir
  16. PS-Adorei a nova capa de apresentação do blog!

    ResponderExcluir
  17. Olá minha querida amiga Chica!
    Peço desculpa pela minha longa ausência devido a problemas quasi iguais ao da rosinha pena é que eu não tenha o dom da mesma para tentar dissuadir as "formigas más" que me tentam "murchar" rsrsr.
    Mas acho que aqui vim no momento certo. Isto porque, este texto fala de um tipo de flor pela qual eu me apaixonei eternamente e tal como o Sr. João (o jardineiro) eu tento lidar com elas com o máximo carinho e cega admiração.
    Sempre lindas e interessantes as historinhas que vc aqui posta alguma das quais como referi em anteriores comentários transportam-me para o mundo lindo que foi a minha infância, os meus parabéns.
    Espero voltar brevemente (se as "formigas" deixarem-me) pois é sem duvida alguma um enorme prazer visitar este seu tão infantil e puro mundo em jeito de blogue.

    Mil poéticos beijinhos e mil felicidades para vc querida amiga Chica.

    ResponderExcluir
  18. Lindo este conto!! E notei que você mudou a "cara" do blog. Ficou lindo!!! Vou sentir falta das jujubas (rs, rs, rs liga não, é que adoro jujubas)! Mas este novo look ficou ótimo!!!
    Muitos beijinhos querida,
    Regina

    ResponderExcluir
  19. CHICA

    Dia do Pai é para mim muito complicado...
    O amor era muito grande.
    A cumplicidade também...

    Sinto a sua falta...Sempre.hoje...apenas estas palavras...

    Um beijo

    ResponderExcluir

♥ ♥ ♥ Fico feliz de te ver aqui, falando comigo!beijos,chica ♥ ♥ ♥