* Um relato de uma amiga sobre OURIÇOS...




A história do Ouriço


*Este lindo ser que consegui fotografar cruzou-se no meu caminho. Foi um encontro inesperado, mas muito feliz. Foi aliás, a primeira vez que vi um ouriço e adorei.


Encontrei-o na beira de um caminho a banhar-se alegremente num riacho de água. (Confesso que fiquei surpreendida com a manifestação de prazer do animal).

Enquanto fui buscar a máquina fotográfica, o ouriço caminhou descontraidamente para um terreno, parando ali e acolá, bebendo mais um pouquito de água e cheirando a terra.

Foi então que teve um momento de timidez... enrolou-se formando uma bonita bolinha de espinhos...

Mas eu queria só mais uma foto... e esperei pacientemente...


Este momento especial levou-me a investigar.

Os ouriços são animais insectívoros e os seus espinhos não possuem qualquer tipo de veneno. São animais solitários, especialmente com os da sua espécie.

Existem 16 espécies de ouriços e 4 gêneros diferentes.

Estão distribuídos por todo o mundo. Podem ser domesticados e podem viver 3 a 4 anos em estado selvagem e entre 7 a 10 anos em cativeiro.


O que acham deste amiguinho?

Copiado DAQUI, com autorização da Carla Sofia

4 comentários:

  1. Muito fofo, mas daqueles que não dá pra apertar...

    beijinho

    ResponderExcluir
  2. Percepção além da aparência, gosto disso!

    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi um ouriço...

    Mas deve ser interessante ve-los (mas será que eles acham o mesmo de nós?).

    Fique com Deus, menina Chica.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Foi de facto um momento muito belo :)

    ResponderExcluir

♥ ♥ ♥ Fico feliz de te ver aqui, falando comigo!beijos,chica ♥ ♥ ♥