* Brincando e aprendendo...

_  Eu começo! dizia Nico.

_Não, ontem foste tu, hoje sou eu!!

Assim ,Nico e sua vovó iniciavam a folia...

- Eu quero o verde e amarelo e tu,vovó, ficas com o vermelho e azul....
Vamos lá?
Começa o jogo.

Pra sair da casinha,só se o dado marcar 6 ou 1 ,repete a regra Nico...pois vovó já queria sair andando logo!

Tac,tac,tac, vão seguindo passo a passo conforme o dado indica.
 _Vou te "comer", vovó.. 

_ Ah! é?Espera que na outra volta  eu te acho, guri danadinho!

Vão jogando,passa o tempo e eles felizes...

Um hábito de quase todos os dias.

Vovó lembra de dizer ao Nico que na vida,desde pequenos,temos que aprender a esperar e dar os passos certinhos. No jogo é mostrado pelo dado, na vida, cada passo, nós mesmo devemos nos orientar...

Há como no jogo de ludo, os lugares onde ninguém nos pode "comer", como gostas de dizer, Nico! São os "ferrolhos"

Um desses lugares é a nossa casa, a nossa família, papai, mamãe,e todos mais. Nela e com eles, podemos confiar e nos sentir seguros.

Quando saímos da nossa área de segurança, temos que , também como no joguinho, circular com cuidado e atenção.

_Pode deixar, vovó!

_Mas não fica dormindo , pois eu estou quase te pegando e teu vermelho vai ser "comido" pelo meu amarelo!!!diz Nico.

_ Pode deixar, estou falando, mas tô de olho!! Ah! Agora quem te "comeu" fui eu...

E entre ganhos e perdas, sempre a disposição de novos jogos. Sabendo sempre que também na vida ganhar e perder faz parte! chica

22 comentários:

  1. É mesmo, podemos tirar grandes lições desses joguinhos...
    Beijo, Chica.

    ResponderExcluir
  2. acho que uma das boas funções desses jogos, além do estímulo do raciocínio, é ensinar a ganhar e a perder, não é.
    adoro esse jogos, não gosto de videogame rs.

    bom dia

    ResponderExcluir
  3. oi vovó ,agente sempre joga ludo é muito legal aquele antes do colégio foi uma peleia né ? adorei o texto o ludo é que nem a vida né ? bjs no cacholo

    ResponderExcluir
  4. Oi Chica...
    Brincar com os pequenos é sempre muito bom.Ajuda a desenvolver o raciocínio e a compreender coisas do cotidiano.Mas aqui entre nós, tem uma importância inestimável para nós, que em alguns minutos de brincadeira voltamos a ser um pouco crianças...rsrrs


    Bjs adorei o texto.

    ResponderExcluir
  5. Delicia de texto, feiticeirinha das letras, por vezes os joguinhos só nos faz ensinar, né?

    ResponderExcluir
  6. Ludismo duplo. Vai-se divertindo , aprendendo e ensinando a vida;brincando, brincando. Muito bom, Chica! Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  7. Chica, este jogo é muito bom. É uma diversão para quem tem netos e filhos pequenos brincar.Além disso, é muito instrutivo. Ensina que na vida podemos ganhar e perder e saber esperar. Viajei na linda mensagem. Obrigado pelas suas palavras no meu simples blog. Só uma lady talentosa escritora como você é desprendida no incentivar e elogiar. Abração.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Aprender se divertindo!! Bjks

    ResponderExcluir
  9. Reamente Chica, faz parte.
    Tudo é questão de prudência né? Beijo linda.

    Fernanda.

    ResponderExcluir
  10. Chica,esses joguinhos são tão bons para a criança!Adorei o texto e a msg de amor nele contida!Bjs,

    ResponderExcluir
  11. Quem dizer que todas as lições da vida precisam ser grandiosa, elas só precisam ser sabias...

    E bom texto menina =P

    Fique com Deus, menina Chica.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. OI!! Excelente explicação para a vida! E o melhor de tudo é que ela, a explicação, veio durante uma brincadeira inocente!! beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Voltei a poucos anos atrás
    não tão pouco assim,
    mas pela saudade que me sorrir demais...
    Ludo...
    uma brincadeira tão saudável
    me fazia tão contente
    eu e o meu namorado,divertindo-se
    num jeito diferente...

    Belíssimo.
    Gosto desse jogo demais

    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro jogar Ludo. Poso me juntar a vcs?

    bj

    ResponderExcluir
  15. Menina, estou viciadinha no jogo de ludo em um site de jogo, me lembra o quanto joguei quando mais nova, rs!
    E como a vovó do Nico falou, na vida temos que dar passos certinhos para alcançar os nossos objetivos.
    E temos que aprender a perder em algo que não podemos conquistar!

    Estava com saudades de ler seus textos, beijos...

    ResponderExcluir
  16. Olá Chica
    A brincar se aprende tanto!

    Bjs dos Alpes

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, amiga!

    Eu adorei esta estória educativa, Chica.

    Beijãoooooooooooo

    ResponderExcluir
  18. É, Chica, vivendo e aprendendo a jogar rsrs...

    Passei pra desejar um bom finde, querida!

    Beijuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  19. Olá Chica,

    Muito bom esse jogo... E é maravilhoso esses momentos entre crianças e avós!

    Bela mensagem... Beijos!

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  20. "Sabendo sempre que também na vida ganhar e perder faz parte!"
    Realmente assim o é embora... infelizmente a maioria dos seres humanos, não enfrente a "derrota" com mesmo fair play de uma "vitória" e consequentemente os efeitos desta condenável atitude por assim dizer, repercutem-se em grande parte na cada vez mais conflituosa relação inter-pessoal pelo mundo fora. Daí que devemos sem qualquer tipo de hipocrisia, felicitar todos aqueles que, tudo fazem para incutirem prematuramente no cérebro das pessoas, atitudes mais resignáveis e tolerantes em relação a certas e inevitáveis derrotas surgidas no longo percurso (ou não) das suas vidas.
    Por essa razão, não posso deixar de felicitar a autora deste tão pedagógico e valioso texto.
    Os meus arabéns por mais um magnifico textos aqui postado!

    Mil Poéticos beijinhos para si, querida amiga Chica desejos sinceros de um óptimo fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  21. Vim conhecer seu espaço! e gostei!


    Bom fim de semana,
    ΛмeвΛ

    ResponderExcluir

♥ ♥ ♥ Fico feliz de te ver aqui, falando comigo!beijos,chica ♥ ♥ ♥