* SABIÁ NA GAIOLA


O sabiá na gaiola,
Canta sem parar,
Como o som na viola,
Que soa para alegrar.

Alegrar vidas fartas e modestas
Que pela porta velam.
Aquele som com ar de festa,
Todos, nele, ali navegam.

Navegam ao pensar na sorte,
Daquele sabiá a cantar,
Que preso fica até a morte,
Quando poderia, livre voar.

Voar no celeste azul,
Como dita a natureza.
Cantar de norte a sul
Para exprimir sua beleza.

Beleza símbolo do Brasil,
Assim é conhecido pelo canto.
Em ambiente estranho, fica sutil,
No conhecido, emite seu contracanto.

Contracanto mavioso,
De qualidade musical.
Dez ou quinze notas, que fabuloso!
Escapam ao natural.

Ao natural vai saltitando,
De trampolim em trampolim,
Na gaiola se virando,
Sem ter noção do próprio fim.

Fim de um cativeiro,
Engaiolado preso está,
No canto belo do seu cheiro,
Liberdade ao sabiá.

Sabiá queria ser,
O to-to-ito no terreiro, cantar.
Aprisionado, jamais viver!
Para o dia inteiro vir saudar.


Chegou Angélica

Sabiá na gaiola
cantarola
que a vida
é pra voar...
Voemos então!

Chegou José

Eu ouvia canto um sabiá
nas árvores do meu quintal
onde será que ele está
com seu lindo canto musical

Chegou Fernanda

Olha só que coisa linda
Que está no galho a cantar
Com toda sabedoria
Um lindo sabiá

Canta passarinho belo
Canta para me ensinar
Que não há coisa mais linda no raiar do dia
Que o canto do sabiá.

22 comentários:

  1. Gosto de ver os passarinhos
    simples,livres e belos a voar
    sem aprisiona-los com tristeza
    nas gaiolas com grades a chorar

    ResponderExcluir
  2. Coisa que detesto ver é passarinho em gaiola.
    Chica, muito obrigada por suas palavras e apoio lá no blog.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amiga,
    Amo o canto do sabiá, sempre escuto , a hora que levanto pela manhã, acho muito lindo. Para mim não devera existir gaiolas, os bichinhos devem ser livres, para isso foram criados, assim como as pessoas.
    Amei teu poema Chica.
    E eu que pensei que não iria dar tempo de vir te dar um bejo pela manhã, ainda bem que deu.

    Beijo.
    Fernanda.

    PS removi, essa tua amiga apressada sempre engole palavras hehehe...

    ResponderExcluir
  5. Sabiá na gaiola
    cantarola
    que a vida
    é pra voar...

    Voemos então!
    :)

    Adorável semana pra ti.
    Beijo, meu.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Chica, que bom se todos esses queridos cantores fossem livres né? Vi no blog da Sônia que hoje é o dia mundial dos animais, então parabéns pra eles que tanto nos encantam a vida!
    Beijos e uma ótima semana pra você!

    ResponderExcluir
  7. Ai Chica, que poema lindo e que saudade me deu do tempo la atras, onde ouvia os sabias, juntinho do meu Pai...
    Beijosssss lindaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  8. Eu ouvia canto um sabiá
    nas árvores do meu quintal
    onde será que ele está
    com seu lindo canto musical

    beijinho,
    José

    ResponderExcluir
  9. Tenho um sitio na serra fluminense. Lá aprendi com os passarinhos. Com os sábias, colibris e com os guaxos.E xexeus. São lindos. Coloco banana, mamão só para vê-los de mais de pertinho. E é maravilhoso assistir a construção dos ninhos dos guaxos e seus cantos.
    Todos livres e soltos em volta de minha casa. Uma benção.

    ResponderExcluir
  10. Olha só que coisa linda
    Que está no galho a cantar
    Com toda sabedoria
    Um lindo sabiá

    Canta passarinho belo
    Canta para me ensinar
    Que não há coisa mais linda no raiar do dia
    Que o canto do sabiá.

    Chica tinha que voltar para falar do meu sabiá. hehehe...
    Beijo linda.

    Fernanda.

    ResponderExcluir
  11. A sutileza do poema aliada ao charme faz a diferença nessa leitura gostosa. Gosto de ler seus post, sempre!

    BeijooO*

    ResponderExcluir
  12. Que lindo o cantar,que lindo o voar,que triste a gaiola,que tira da ave,a liberdade de escolher aonde pousar.Os passaros são os anjos de asas.Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Que lindo o cantar,que lindo o voar,que triste a gaiola,que tira da ave,a liberdade de escolher aonde pousar.Os passaros são os anjos de asas.Beijos.

    ResponderExcluir
  14. "Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho,
    Voou, voou, voou, voou
    E a menina que gostava tanto do bichinho
    Chorou, chorou, chorou, chorou

    Sabiá fugiu do terreiro,
    Foi cantar no abacateiro
    E a menina pôs-se a cantar
    Vem cá, sabiá, vem cá

    A menina diz soluçando,
    Sabiá estou te esperando,
    Sabiá responde de lá,
    Não chore que eu vou voltar..."

    Esta é uma canção que eu gostava de ouvir na voz de Carmélia Alves. Mas dizem que o sabiá não voltou até hoje com medo de ser preso de novo. rsrs.
    Abração, Chica. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  15. Triste sina do sabiá preso na gaiola!Quando pequena minha mãe cantava uma musica do sabiá na gaiola que eu adorava porque ele fugia!Lembrei disso...rsss...linda poesia!Bjs,

    ResponderExcluir
  16. Cante Sabiá, livre, feliz, voando por aí!!

    Eu ganhei um presente lindo, obaaaa!! Logo um agradecimento lá no Divã!

    Obrigada, viu querida! o Léo vai adorar!

    bjkas

    ResponderExcluir
  17. Olá, Chica, que bom experimentar o sucesso de o Sabia na Gaiola nas letras de seus ilustres leitores. Mais uma vez muito obrigado. Abração.

    ResponderExcluir
  18. A guerra, a princípio, é a esperança de que a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de que o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver que o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver que todo mundo se ferrou. (Karl Kraus)


    "A poesia é o eco da melodia no universo do coração dos humanos." (Rabindranath Tagore)

    Obrigada sempre pelo seu
    carinho...
    Perdoe-me o silêncio...

    Livinha

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Chica!
    Vim deixar meu beijo matinal e desejar um dia lindo para você.
    Obrigada pelo o carinho linda.

    Com carinho.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. O sabiátem mesmo um canto doce e você é impressionante querida Chica. Ia escrever isto mas cliquei e foi só uma frase então deletei e estou enviando outra vez.

    Beijo.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  22. Estranho este nosso conceito que é melhor uma gaiola a liberdade...

    Pena que além de outros nossos semelhantes, acabamos também trancafiando animais.

    Fique com Deus, menina Chica.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

♥ ♥ ♥ Fico feliz de te ver aqui, falando comigo!beijos,chica ♥ ♥ ♥