.♥ OS ÓCULOS DA VOVÓ.♥


- Como acabar meu tricô,
como assistir à novela,
se esses óculos benditos
me somem sem mais aquela?

Vovó, procurando os óculos,
vai do quarto para a sala
e de novo volta ao quarto,
sem ninguém para ajudá-la.

E até parece que os netos
estão a se divertir,
pois mesmo seu predileto
faz força para não rir.

Deve saber onde estão,
porque lhe diz o malvado:
- Já está ficando quente
seu chicotinho queimado!

E o diz quando está no quarto
ou à sala torna a voltar.
- Mas como pode uma coisa
em dois lugares estar?

Em sinal de desespero
leva então as mãos à testa:
ali estão os seus óculos
e tudo vira uma festa.

Dom Marcos Barbosa

Chegou a  Ana Marly


Pérolas da Infância


Ana Marly de Oliveira Jacobino


Frio... Você vai chegar lá
Vovó Tita perdeu a visão,
Tateando por aqui e acolá
Enfrenta uma dura missão.


Chichichicotinho queimado,


Morno... Grita Maria Izabel,
Mostra um riso abolachado,
Mara brinca de passa anel,
E, de chicotinho queimado!


Chichichicotinho queimado,


Quente... Tita, amore mio...
Pisca um olho; vovô Adão,
Vibra os lábios num assobio
Esconde os óculos na mão!


Chichichicotinho queimado,


Silêncio! Não se ouve um pio
Vovô dá os óculos pra vovó,
Dançam juntos num rodopio
Vão se beijando feito esquimó.


#Beijo de esquimó é diferente do nosso beijo...Veja é preciso encostar nariz com nariz... Ui!Como está gelado o seu nariz...




30 comentários:

  1. Poema simples mas recheado da ternura da avó que procura em casa o que trás na cara.

    ResponderExcluir
  2. Chica,

    Agora já me acostumei com os óculos. Quando só usava aqueles pra perto, eu ficava igual esse vovó. E várias vezes achava bem na cara.kkk E os meninos riam muito de mim. Eu, morria de raiva de mim mesma.kkkk

    Que delícia esse poeminha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse óculos gosta de brincar de pique esconde.Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo.
    Cá com esta avó isso não acontece os oculos estão sempre na cara....bom eu sou limpinha tomo banho sem eles..lol.

    Vai ao blog vai ficar contente...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Bem, não sei se isso acontece apenas com as vovós rss confesso, eu esqueço tudo sempre rss abraços

    ResponderExcluir
  6. Linda poesia!
    Felizmente, eu ajudo a vovó a encontrar os óculos!
    Mas se não fosse eu...
    Bjs do Neno

    ResponderExcluir
  7. E tudo vira uma festa
    Quando se tem alguém amigo
    Afirmo isso e ainda digo
    Ser amigo é o que nos resta

    Obrigado pela presença lá no Verseiro...um abraço na alma...muita paz e saúde ai pra vocês...

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma teoria:
    Todas as vovós e vovôs e adolescentes "atabalhoados", qd perdem os óculos deviam procurá-los primeiro em suas testas :)

    ResponderExcluir
  9. Chica. Esta história é engraçada! E eu já fiz isso com um pente. Procurei, procurei e o danadinho estava bem na minha cabeça!! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Chica Dom Marcos me lembrou das brincadeiras da infância. Família de italianos eu tinha um montão de primos...quanto brincar de chicotinho queimado e tantas outras brincadeiras...Aqui vai a minha interação:

    Pérolas da Infância_ Ana Marly de Oliveira Jacobino

    Frio... Você vai chegar lá
    Vovó Tita perdeu a visão,
    Tateando por aqui e acolá
    Enfrenta uma dura missão.

    Chichichicotinho queimado,

    Morno... Grita Maria Izabel,
    Mostra um riso abolachado,
    Mara brinca de passa anel,
    E, de chicotinho queimado!

    Chichichicotinho queimado,

    Quente... Tita, amore mio...
    Pisca um olho; vovô Adão,
    Vibra os lábios num assobio
    Esconde os óculos na mão!

    Chichichicotinho queimado,

    Silêncio! Não se ouve um pio
    Vovô dá os óculos pra vovó,
    Dançam juntos num rodopio
    Vão se beijando feito esquimó.

    #Beijo de esquimó é diferente do nosso beijo...Veja é preciso encostar nariz com nariz... Ui!Como está gelado o seu nariz...

    ResponderExcluir
  11. Não é só a vovó que procura os óculos amiga, kkk vira e mexe eu estou na mesma situação, desesperada procurando o danado que evapora e sem ele tudo fica as turvas por aki kkkk Bjooooss

    ResponderExcluir
  12. KKK...Sensacional e deliciosa de ler essa poesia de Dom Marcos!Parabéns pela escolha,Chica!Divertida e bem verdadeira!...rss...bjs,

    ResponderExcluir
  13. Um beijo no seu coração, Chica!

    CaipiracicabANA Marly de OLiveira Jacobino

    ResponderExcluir
  14. Uma fofura, eu havia esquecido o chicotinho queimado, que divertido, bjus!

    ResponderExcluir
  15. Que bonito!...

    Isto de se ser velhinho tem o seu quê de engraçado, óculos e dentes postiços e muito saber guardado.


    Um beijinho

    ResponderExcluir
  16. Vovò sem óculos não é a vovò.. rsrsr bjss Chica..

    ResponderExcluir
  17. Que lindo! Deu até saudades da vovó! Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Lembrei-me de uma vez que minha mãe estava procurando seus óculos e acredite, juntos fomos ajudá-la, qdo de repente notamos que seus óculos estavam em seu rosto, foi uma risada só...

    beijooo.

    ResponderExcluir
  19. Uma graça de poesia, não tem como não rir com uma vovó atrapalhado como essa. Parabéns ao autor!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. Obrigado Avó Chica pela passagem em lidacoelho e se juntar na homenagem ao meu pai.
    Bem haja.

    ResponderExcluir
  21. Chica
    Sempre me alegra ler as suas poesias
    Porque sempre volto a ser criança.

    Beijussss

    ResponderExcluir
  22. Que legal essa poesia da vovó procurando os óculos. eu lembreii da minha avó que também perde os seus óculos de vez em quando.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Que legal essa poesia da vovó procurando os óculos. eu lembreii da minha avó que também perde os seus óculos de vez em quando.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Chica: Coitadinha da vovô, que tina os seus oculos na testa e andava a procura deles. lindo como sempre.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  25. Poema fofo e o blog cada dia mais bonito! Parabens Chica!

    beijos

    ResponderExcluir
  26. Chica querida, como voce é sempre uma das primeiras a ler minhas postagens nunca as lê completas.
    Eu tenho a mania de postar primeiro as fotos (quando são sequencias) e depois vou escrevendo, rs

    mais beijos

    ResponderExcluir
  27. Pensei escrever palavras lindas
    como forma de agradecer seu carinho comigo.
    O quanto é importante para mim sua visita.
    Já disse isso tantas vezes mais é inevitavel repetir.
    desejo um lindo e abençoado final de semana.
    Beijos no coração e na alma.
    Evanir....

    ResponderExcluir
  28. OI,Chica!Essa vozinha ai tá que nem o velhinho dos versos do Quintana, que ele diz que procuramos a felicidade tal qual o velhinho procura os óculos sem se dar de conta que esses estão na pontinha do nariz.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  29. Adorei lembrei de mim menina, quando perco os meus, rsrsrsrs beijos Luconi

    ResponderExcluir
  30. Que lindas que são as avos, e elas sempre merecem poemas.
    Quando era criança, minha avo me ajudou a achar os meus oculos infantil, nunca vou esquecer disso.

    ResponderExcluir

♥ ♥ ♥ Fico feliz de te ver aqui, falando comigo!beijos,chica ♥ ♥ ♥