♥ Crescendo e aprendendo... ♥



Juca, um menino querido,  já grandinho
gostava de com os amigos  cartas trocar.

Levava para aula, e com os amiguinhos
ficavam   com elas no recreio a brincar!

Juca voltava para casa, com olheiras
sem comer, para tempo não perder...

Vovó perguntava pela lancheira
e ela aparecia  limpa, intocada e cheia

Vovó um trato com Juca fez. Mas, perdoada a vez primeira
o novo  aviso ao Juca e da vovó , ele viu a cara feia!

 Na terceira vez que a cena se repetiu
vovó nada mais falou...Apenas o prometido cumpriu:

As cartas foram por ela então bem guardadas
Juca , por enquanto,não mais iria com elas brincar.

Primeiro no outro dia a lancheira seria examinada
Se vazia, aí sim, para Juca, elas poderiam voltar!

Juca então  sua vovó compreendeu
e o fato, nunca mais aconteceu!

Juca agora sabia, que cada ação pode ter uma reação...
E por um outro castigo, ele não queria passar não!

Assim Juca não mais com cara de fome da escola volta
e trata de comer logo todo lanche  por lá
e bem aproveitar o tempo que do recreio sobra...


chica

* Tá cheio de Jucas por aí! Vocês conhecem algum?rs

Chegou a Isamar
Eu conheço...
Esse já não é mais criança
conselhos não quer escutar,
e por não ter mais idade
castigos não se pode aplicar.
Só resta deixar que a lei
da ação e reação possa
á ele ensinar que com
certas coisas não
se pode abusar.

Chegou Edumanes
Juca, querido menino
Com as suas brincadeiras
Já não é pequenino
Gosto muito de guloseimas

Tem cuidado menino
Guloseima teu dentinho faz doer
Para a escola estás prontinho
Vai devagar e não a correr

Tá cheio de Jucas por aí
Se juntam para jogar cartas
Hoje, ainda, Jucas não vi
Será que já foram para as aulas?

21 comentários:

  1. Ótimo, chica!

    Educar é assim. E Juca aprendeu a lição. Bom pra ele e graçaas ao pulso firme da sua vovó.

    Uma história bem lindinha.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. vixi
    de vez emquanto eu faço isso
    um beijin

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço...
    Esse já não é mais criança
    conselhos não quer escutar,
    e por não ter mais idade
    castigos não se pode aplicar.
    Só resta deixar que a lei
    da ação e reação possa
    á ele ensinar que com
    certas coisas não
    se pode abusar.

    Adorei Chica!
    Beijos e boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Estou com izaias, com o problema de Juca... Rs.

    Chica sonhe com os anjos!

    Bjoooooooo

    ResponderExcluir
  5. Pedrinho,as vezes volta de lancheira cheia!Mas não é por brincadeiras!
    Adorei a história.
    Beijoss
    Amara

    ResponderExcluir
  6. L'educazione dovrebbe essere cosi! buona giornata....ciao

    ResponderExcluir
  7. Que saudade do tempo que a minha mãe colocava paozinho com manteiga na minha lancheira rss abraços

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Chica...meu filho é um Juca as vezes...a filha come tudo na escola e em casa...e meu filho não gosta de nada que a escola oferece e tem preguiça de comer sozinho! Mas em casa tudo bem...come até demais, vai entender!
    Aqui não é a vó, é a mãe que briga para se alimentar!
    Beijos e um ótimo dia!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que conheço um.
    Mas tenho certeza que um certo Juca não vai fazer isso de novo!
    E acho que outro certo Juca entendeu a vovó dele e está do lado dela agora!
    Bjs do Neno

    ResponderExcluir
  10. Juca, querido menino
    Com as suas brincadeiras
    Já não é pequenino
    Gosto muito de guloseimas

    Tem cuidado menino
    Guloseima teu dentinho faz doer
    Para a escola estás prontinho
    Vai devagar e não a correr

    Tá cheio de Jucas por aí
    Se juntam para jogar cartas
    Hoje, ainda, Jucas não vi
    Será que já foram para as aulas?

    Boa quarta-feira,
    um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  11. beautiful and tender, amiga chica!

    buona giornata.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Xiiii eu tenho uma JUCA cá em casa...
    mas só se lembra no dia do castigo, depressa se esqueçe.. (acho que sai á mãe..lol que tambem é esquecida).
    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Vixe!... rs. Aqui em casa tenho um: o "juca" Heitor... hahaha.

    Verdade tudo isso viu!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Como tem Jucas ao meu redor! Beleza,Chica, de crônica.
    Abração.

    ResponderExcluir
  15. Chica,
    Todo mundo tem ou teve um JUCA
    em casa. Criança é tudo igual,
    só muda o endereço.
    beijo
    Cristina do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantile
    juvenil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olha Chica,já vi criança fazer de tudo com o lanche,menos comer...rsss...e aí a chata da professora aqui tinha que ficar de olhos bem abertos!...rss...uma graça de poesia!bjs,

    ResponderExcluir
  17. Bom dia minha linda com esse Juca sapequinha desejo um belo dia pra vc
    bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Chica

    Modo eficiente e prazeroso de ensinar as crianças com esses versos.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá Chica,

    Hoje, dos teus blogs, este foi o escolhido, porquê?
    Porque preciso de manter vivo o menino que ainda existe em mim!

    Abraço grande

    ResponderExcluir
  20. Chica! Li a história do Juca para a Laura e ela me disse que a lancheira dela hoje voltou vazia! Adoramos! Beijos!

    ResponderExcluir

♥ ♥ ♥ Fico feliz de te ver aqui, falando comigo!beijos,chica ♥ ♥ ♥