♥ As centopéias e seus sapatinhos...♥








Naquela manhã, a Centopéia acordou mais cedo.

Era dia de comprar sapatos e ela gostava muito de fazer compras.

Levantou, arrumou a sua caminha e foi para a sala tomar café.
Sua mãe já tinha arrumado a mesa.

O café estava quentinho e havia uns bolinhos de que ela gostava muito.

_ Menina, ande logo, senão vamos chegar muito tarde, e não vai dar tempo de comprarmos todos os sapatos de que precisamos.

Dona Centopéia e sua filha pegaram os seus chapéus e suas sombrinhas, por que estava um sol muito forte e saíram.

Quando chegaram à loja, a Joaninha veio atendê-las:

__ Bom dia, Dona Centopéia! Como sua filha está bonita! Fazia muito tempo que a senhora não aparecia.

A Centopéia e sua mãe foram olhar os sapatos que estavam na vitrina.

A Centopéia pediu um vestido vermelho, muito bonitinho.

A Joaninha subiu e desceu a escada, subiu e desceu, subiu e desceu diversas vezes para trazer os pares de sapato para a menina.

A Joaninha colocou todos os sapatos na Centopéia e ela andou um pouco para ver se eles não apertavam os seus pezinhos.

_ Dona Joaninha, estão muito apertados! Não tem nenhum número maior? _ pediu a centopeinha.

E a Joaninha subiu e desceu novamente a escada subiu e desceu diversas vezes para buscar os sapatos maiores.

Quando acabou de colocar os sapatos nos pés da Centopéia, a Joaninha não tinha mais força para levantar .

Dona Centopéia, então, abriu a sua bolsinha :

_ Você , hoje, está muito cansada. Amanhã, eu volto para comprar os sapatos.

E a Joaninha desmaiou.

(Do livro As Centopéias e seus Sapatinhos de Milton Camargo_ Editora Ática.)

Daqui

Chegou o Edumanes

Tantos sapatinhos tem ela
Cada um para seu pezinho
Centopeia verde não amarela
Foi para a sala tomar cafezinho!

O café estava quentinho
Havia bolinhos de que muito gostava
Seguiu apressada pelo caminho
Porque não queria chegar atrasada!

Ia comprar sapatinho
Joaninha subiu e desceu a escada
Pediu vestido vermelho bonitinho
De tanto sobe e desce ficou estafada!

Centopeia sapatinhos colocou
Cada um em seu pezinho
Para casa muito contente voltou
Foi à sala beber mais um cafezinho!

Tudo isto depois de Joaninha encontrar
E ter subido e descido a escada
Sapatinhos maiores para Centopeia calçar!

Chegou o Antônio Rubilar:

A Joaninha coitadinha
Por subir tantas vezes cansou
A mãe Centopeia não se dá conta
De tantos pezinhos a Joaninha calçou.

Imaginem se no dia seguinte
A mãe Centopeia resolver trazer
Ao invés de uma,outras duas filhas
Para a Joaninha atender.

Nossa!!!Coitadinha da Joaninha
Quantas vezes terá que subir?
Nessa hora, ela prefere o Saci
Mais fácil calçar e também vestir.

Chegou  Livinha

Dna Joaninha estressada
acabou por se entregar,
o que ela não contava
eras as tantas sapatadas
que haveria de pegar

Mas por tão boa vontade
reza que a centopeia retorne
qualquer que seja o pedido,
fará com que leve o pacote...

Saudade daqui Chica querida.
talvez esteja eu com os pesinhos
doridos, sem ânimo para a andança,
mas jamais dos amores esquecidos,
pois que me chamo esperança...

25 comentários:

  1. Chica, quanto ler esse livrinho! meus alunos riam demais da última frase e eu dava ênfase e teatralizava a cena. Esse livrinho me marcou. Tem uma frase nele que mexeu muito comigo e me fez refletir muito, na época.Você não a colocou, mas era quando ela dizia sobre a vida de centopeia, vidinha à toa, algo assim. Estou no meu computador, Chica. Fui buscá-lo agora há pouco! Não sei mais ficar sem ele! Por aí, tudo em ordem? Tenho pensado e orado. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns pelo seu blog!
    Se puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  3. Tantos sapatinhos tem ela
    Cada um para seu pezinho
    Centopeia verde não amarela
    Foi para a sala tomar cafezinho!

    O café estava quentinho
    Havia bolinhos de que muito gostava
    Seguiu apressada pelo caminho
    Porque não queria chegar atrasada!

    Ia comprar sapatinho
    Joaninha subiu e desceu a escada
    Pediu vestido vermelho bonitinho
    De tanto sobe e desce ficou estafada!

    Centopeia sapatinhos colocou
    Cada um em seu pezinho
    Para casa muito contente voltou
    Foi à sala beber mais um cafezinho!

    Tudo isto depois de Joaninha encontrar
    E ter subido e descido a escada
    Sapatinhos maiores para Centopeia calçar!

    Bom fim de semana para você, amiga Chica,
    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  4. Coitada da Joaninha!
    Nenhum sapatinho conseguiu vender.
    A levada centopeinha
    divertiu-se a valer.
    Linda história Chica. Tenha um ótimo final de semana.
    Beijinhos
    Gracita

    ResponderExcluir
  5. ミ◕‿◕ミ.:。♡_♡.:。 ★♡‿♡★ ミ◕‿◕ ミ(✿‿✿) ミ
    Olá boa tarde !
    Quantos sapatinhos rsrsrr
    já pensou se fosse a gente , nossa qto gasto rsrs
    Um abraço bem carinhoso
    Bjuss
    Rita
    ミ◕‿◕ミ.:。♡_♡.:。 ★♡‿♡★ ミ◕‿◕ ミ(✿‿✿) ミ

    ResponderExcluir
  6. Ai Chica,li tanto essa historinha na minha vida de professora e mãe!Uma graça recordar!bjs,

    ResponderExcluir
  7. Oi Chica!

    Também adoro esta historinha e sempre penso em como seria se eu fosse uma centopéia...adoro sapatos...já pensou?

    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro nem a história, mas olhe que a Centopeia é mesmo daqueles clientes que enervam qualquer empregado de loja!
    Ainda bem que só temos de comprar DOIS sapatos, já viu se tivéssemos tantos pés como a centopeia... e eu que não gosto nada de entrar em lojas e experimentar calçado ou roupas (detesto, mesmo)...

    ResponderExcluir
  9. rsrsrsrs Ai que dó da Joaninha!
    Essas historinhas são uma graça, encantam gerações, nunca saem de moda!

    Bom domingo pra você, minha amiga! Que seu dia seja menos cansativo que o da Joaninha rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Risos...
    Que beleza reler aqui outra vez essa estorinha.

    É apaixonante né? Beijão Chica

    ResponderExcluir
  11. Minha Amiga .
    Vi no blog da Anne que seu neto
    esta fazendo aniversário hoje.
    Deus abençoe grandemente dando saúde e um futuro lindo e feliz.
    Feliz Domingo beijos,Evanir.

    ResponderExcluir
  12. Olá, querida Chica
    Sapatos apertados ninguém merece... rsrsrs...
    Obrigada pela fidelidade carinhosa na Série comemorativa no meu Blog...
    Deus siga te abençoando!!!
    Bjs festivos de paz

    ResponderExcluir
  13. E eu "tô chegando também!!!!...

    A Joaninha coitadinha
    Por subir tantas vezes cansou
    A mãe Centopeia não se dá conta
    De tantos pezinhos a Joaninha calçou.

    Imaginem se no dia seguinte
    A mãe Centopeia resolver trazer
    Ao invés de uma,outras duas filhas
    Para a Joaninha atender.

    Nossa!!!Coitadinha da Joaninha
    Quantas vezes terá que subir?
    Nessa hora, ela prefere o Saci
    Mais fácil calçar e também vestir.

    Agradeço suas sempre gentis visitas minha amiga, continue nos prestigiando.Um abraço amigo, Rubi.

    ResponderExcluir
  14. Chica esta Centopéia fez-me lembrar da minha filha caçula, rs, ontem a vendedora parecia com a Joaninha e se eu não estivesse junto ela teria voltado sem o sapato. Linda história! beijos.

    ResponderExcluir
  15. Pobrezinha da Joaninha... que história amorosa. Vc publicou-a em livro? Será que o consigo encontrar em Portugal? O meu pequenino ia adorar.

    Um doce restinho de domingo
    Beijinho da Ruthia
    http://bercodomundo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  16. Muito querida e engraçada esta estorinha, e existem pessoas que compram sapatos como se fossem centopeias,kkkk!!

    ResponderExcluir
  17. Volto para esclarecer que esse texto é de MILTON CAMARGO e eu apenas, por achar lindo, o publiquei aqui!! beijos,chica( E eu não tenho livros, nem tenho jeito para isso!sr)

    ResponderExcluir
  18. Oi Flor,
    Amei!!! Passei pra deixar um Beijo e desejar um Lindo Domingo!

    Andrea

    ResponderExcluir
  19. Adorei a historinha, coitadinha da joaninha!
    Um lindo domingo e uma semana com muita inspiração!
    Beijinho
    Pedro e Amara

    ResponderExcluir
  20. Olá Chica!!!

    Posso demorar um pouco para visita-la mas, sempre que retorno ao sementinhas... volto um pouco mais crente, mais inventivo e adoro isso!

    Um beijo na Alma!

    Te espero!

    ResponderExcluir
  21. Dna Joaninha estressada
    acabou por se entregar,
    o que ela não contava
    eras as tantas sapatadas
    que haveria de pegar

    Mas por tão boa vontade
    reza que a centopeia retorne
    qualquer que seja o pedido,
    fará com que leve o pacote...

    Saudade daqui Chica querida.
    talvez esteja eu com os pesinhos
    doridos, sem ânimo para a andança,
    mas jamais dos amores esquecidos,
    pois que me chamo esperança...

    Linda semana pra ti

    Bjinhus

    Livinha

    ResponderExcluir
  22. Chica: Lindo mas não sabia que as centopeias usavam sapatos, adorei.
    Beijos
    Santa Cruz (Diácono Gomes)

    ResponderExcluir
  23. Oie...
    Preciso ser um pouco mais centopeia e comprar alguns sapatos fofos.
    Beijos e boa semana pra vc.

    ResponderExcluir
  24. Mas que coisa....
    Comprar sapatinhos para uma centopeia seria logo cem pares de sapatos...
    Depois levaria muitas horas para calçar todos os sapatos...

    Parece-me que andaria melhor e mais rápido se caminhasse sempre descalça.

    ResponderExcluir
  25. Chica
    Tantos sapatos assim.Coitada da Joaninha.

    Lindo.

    Beijos.

    ResponderExcluir

♥ ♥ ♥ Fico feliz de te ver aqui, falando comigo!beijos,chica ♥ ♥ ♥