♥GIRA PIÃO ♥



GIRA PIÃO

Gira pião, gira rápido
na palma da mão.
faz feliz o menino querido
e alegra o seu pequeno coração.


Gira pião, roda pião
bambeia, bambeia pião
na palma da minha mão
gira pião, roda pião

Momentos de prazer infinito
vendo o pião a girar, a girar...
Na dança alegre do tempo,
que passa lento, em seu espaço restrito.

Quem dera o tempo parasse,
Ou de um sonho eu não acordasse.
Para tê-lo , pequeno pião,
sempre a girar, sempre a girar.






Chegou Edumanes

Gira Pião
Na palma da minha mão
Quando eu era pequeno
Ouvia dizer, ano de pião
Vai haver muito feno
E pouco pão!

Brincadeira de menino
Que não tinha mais com que se entreter
Ainda me lembro do meu pianinho
Que na palma da mão a girar cócegas
me fazer!

Lá na Aldeia
Os meninos se juntavam
A brincar na areia
Seus piões no chão bailavam!

Era muito divertido
Uns com os outros ralhavam
Quando algum pião ficava ferido
Todos muitos rápidos dele tratavam!

Amizade sem fim
Da criançada sem maldade
No meu tempo de criança foi sim
Havia pobreza e solidariedade!

As crianças sozinhas
Iam para a escolas
Nas suas sacolas
Levam suas coisinhas!

Chegou a Maria Luiza

Que saudades sinto agora
Desse inocente brinquedo
A girar nas mãos, outrora
Onde anda tão belo folguedo?

Escondido na memória
Da gente de minha idade
Porque os moleques de agora
Não brincam mais de verdade!

Chegou a Ana Marly
Gira, roda...
Ana Marly de Oliveira Jacobino

Gira, gira, roda, roda, pião!

Pula, resfolega, vibra, pião.
Brincar é um florear a vida
Na terra num longo estirão,
Vislumbrar infância perdida.

Gira, gira, roda, roda, pião!

Busca no interior do menino
Ilusão marcada no brinquedo
Algo bem próximo do divino,
Guardado em vivaz folguedo.

Gira, gira, roda, roda, pião!

Eu me vejo traindo o destino
Amarrado em terrível enredo
Num olhar lúgubre até ferino,
Matando-o neste meu degredo!

Gira, gira, roda, roda, pião!


22 comentários:

  1. Que lindo, não é uma música? não consigo me lembrar direito, mas me parece com uma música, acho que tocava num programa infantil da TV Cultura,Bambalalão, se não me engano, ou é parecida. Linda!

    Um beijo e um dia lindo!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!!!
    Eu tenho um pião mas não sou dos melhores!!!
    Bjs do Neno

    ResponderExcluir
  3. Eu vou é comprar um pião para meu filho...gentem, ele ainda não conhece, acredita!!! Adorei o poema em torno do pião, super criativo!
    Bjs Chica!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  4. Chica

    Lindo Chica
    Ler pela manhã versos lindos assim
    me lembra a canção de Chico Buarque.
    Alguém poderia colocar notas nessa poesia e transformá-la em canção?

    Aproveito para convidar você a fazer um Mindim sobre a natureza, qualquer bicho ou flores ou aves
    para colocar no meu vídeo.Me deixe o seu email.
    Um lindo dia para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A poesia tá muiot fofa! Alice adora pião. e ama a musiquinha que fala nele na abertura do programa Papo de Mãe na TV Brasi: " o pião entrou na roda pião, roda pião bambeia pião"

    olha perdi minha conta hotmail. se precisar mandar email usa a conta do blog tá?

    ResponderExcluir
  6. Gira Pião
    Na palma da minha mão
    Quando eu era pequeno
    Ouvia dizer, ano de pião
    Vai haver muito feno
    E pouco pão!

    Brincadeira de menino
    Que não tinha mais com que se entreter
    Ainda me lembro do meu pianinho
    Que na palma da mão a girar cócegas
    me fazer!

    Lá na Aldeia
    Os meninos se juntavam
    A brincar na areia
    Seus piões no chão bailavam!

    Era muito divertido
    Uns com os outros ralhavam
    Quando algum pião ficava ferido
    Todos muitos rápidos dele tratavam!

    Amizade sem fim
    Da criançada sem maldade
    No meu tempo de criança foi sim
    Havia pobreza e solidariedade!

    As crianças sozinhas
    Iam para a escolas
    Nas suas sacolas
    Levam suas coisinhas!

    Boa quinta-feira para você,
    amiga Chica, e obrigado pela sua visita,
    um abraço
    Eduardo.




    ResponderExcluir
  7. Chica,
    Gosto muito dos seus blog e gosto também quando você visita meu blog.
    Eu ganhei um selinho e tem tb uma brincadeira, indiquei seu blog, se vc quiser participar vou ficar muito contente.
    Beijos
    Thiago Augusto

    ResponderExcluir
  8. Que saudades sinto agora
    Desse inocente brinquedo
    A girar nas mãos, outrora
    Onde anda tão belo folguedo?

    Escondido na memória
    Da gente de minha idade
    Porque os moleques de agora
    Não brincam mais de verdade!

    Grande abraço meu!

    ResponderExcluir
  9. Chica,que bonita poesia do Carlos!Me fez lembrar dos piões de madeira que brincava quando criança!Mudando de assunto: somos mesmo apressadinhas,mas é que eu sou sua imitadora...rss...o que a Chica faz a Anne vai atras...rss..mas pensei tb que era para o dia 31/08!...rss..sei lá,Chica!É tanta BC que acabo me embananando!...rsss..adorei os seus comentarios em meus blogs tb!bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  10. Lindo, super divertido.
    Gosto de entrar aqui e ver suas belas postagens. Se eu ainda desse aula para os pequenos, com certeza me inspiraria nas suas postagens.
    Tb gosto do que o Edu faz, já vi em outros blogs que ele escreve um poema sobre o poema que ele leu. É isso?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Oii Chica, lendo os versos fiquei aki me lembrando de um pião que tinha qdo pequena que meu tio fez p mim, gostei de recordar! Abraçooosss

    ResponderExcluir
  12. Lindo poema.
    Eu tbm tenho um pião rsrsrsr.
    Adorava brincar com ele quando pequenina rsrsr.
    Guardei. Um dia vou presentear meu filhote com ele.

    Beijo Chica.

    ResponderExcluir
  13. Lindo poema.
    Eu tbm tenho um pião rsrsrsr.
    Adorava brincar com ele quando pequenina rsrsr.
    Guardei. Um dia vou presentear meu filhote com ele.

    Beijo Chica.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o Poema do Pião!
    eu escrevi Pião e lembrei de Pinhão.
    Vc já rodou Pião na Mão?
    Eu já! A gente deveria fazer isso mais vezes.
    É bem divertido.

    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  15. Chiquinha, tudo bem?
    Adorei os poemas do gira pião, até porque foi aproveitada a dinâmica do próprio movimento do pião no ritmo das palavras. Muito tri!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Chica, aqui em Portugal existe uma canção infantil sobre isso. Diz mais ou menos assim:

    "Eu tenho um pião, um pião que gira
    Eu tenho um pião, bem na minha mão
    Gira que gira, o meu pião
    Mas não o dou nem por um tostão!"

    Um doce fim-de-semana, querida
    Beijinhos
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  17. Chica, tem um cantinho que está começando agora, e está na minha postagem.
    Cê vai gostar.
    Tem um Selinho pra vc, é de CORAÇÃO.

    Beijos e um Lindo Final de Semana
    Andrea

    ResponderExcluir
  18. Chica agradeço a sua visita sempre benfazeja e trago aqui o meu poetar para presentear a linda poesia do Carlos Rosa, espero que você goste. Obrigada!

    Gira, roda...Ana Marly de Oliveira Jacobino

    Gira, gira, roda, roda, pião!

    Pula, resfolega, vibra, pião.
    Brincar é um florear a vida
    Na terra num longo estirão,
    Vislumbrar infância perdida.

    Gira, gira, roda, roda, pião!

    Busca no interior do menino
    Ilusão marcada no brinquedo
    Algo bem próximo do divino,
    Guardado em vivaz folguedo.

    Gira, gira, roda, roda, pião!

    Eu me vejo traindo o destino
    Amarrado em terrível enredo
    Num olhar lúgubre até ferino,
    Matando-o neste meu degredo!

    Gira, gira, roda, roda, pião!

    ResponderExcluir
  19. Chica, linda poesia! Meu filho brincou muito com pião! Época boa!!Lembrei de uma cantiga de roda.

    Roda pião
    Rodeia pião
    O pião entrou na roda, pião
    Roda pião
    Rodeia pião
    Bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  20. Chica, linda poesia! Meu filho brincou muito com pião! Época boa!!Lembrei de uma cantiga de roda.

    Roda pião
    Rodeia pião
    O pião entrou na roda, pião
    Roda pião
    Rodeia pião
    Bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  21. Uma doçura de poema que nos leva a pensar no passado, e dá uma saudades, beijos Luconi

    ResponderExcluir

♥ ♥ ♥ Fico feliz de te ver aqui, falando comigo!beijos,chica ♥ ♥ ♥