♥ MEU JIQUIRIÇÁ ♥



Meu Jiquiriçá já não tem grandeza,
Antes caudaloso, cheio de vida.
Caminho de pescadores em lida,
Choram a falta de outrora riqueza.


Fio de água corre manso no leito.
Tenta sobreviver a todo custo.
Pensa se vê, novamente, robusto.
Reclama das nuvens o liquefeito.


Nem na fragilidade ele se cala.
Trilha sobre pedras em Santa Inês,
E, nelas ouve a voz de sua fala.


Ele não quer nem deseja murchar,
Mas reviver tal qual flor em buquês,
Para ao Vale seu cheiro perfumar. 


Em homenagem ao Rio Jiquiriçá que nasce em Maracás-Ba e banha as cidades de Planaltino, Irajuba, Santa Inês, Ubaíra, Jiquiriçá, Mutuípe, Laje, Jaguaripe até desaguar em Valença, formando o famoso Vale do Jiquiriçá. O rio, hoje, está doente e pede socorro. Em meus tempos de criança ele era limpo e caudaloso. Saudades!


* Esse lindo poema do Tunin, pode fazer ver às crianças de hoje, que infelizmente, pelo desrespeito dos homens pela natureza, que só usaram e a abusaram, sem cuidados, que antes, as coisas eram diferentes. 

Os rios eram lindos, caudalosos e deixaram saudades. Pena,né?  

9 comentários:

  1. oi Chica Bom dia,
    Acordei bem cedo hoje pra ver se consigo visitar todos os meus amigos
    e amigas.
    Me deparei com a imagem, e este alerta e pedido de socorro. Muito lindo muito triste.
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que os homens destruíram a nossa natureza.
    bjs amiga Chica.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. lINDO POEMA E UMA TRISTE REALIDADE VISTA EM OUTROS RIOS TAMBÉM, LÁ NO rIO pARAINAGUARA EM sÃO sIMÃO ONDE MUITO FUI COM aLICE DEVIDO A POUCA CHUVA A PRAIA ARTIFICIAL ESTÁ RASA E ALGUMAS EMPRESAS QUE PRECISAM DE EXPORTAR SEUS PRODUTOS PELO RIO EM EMBARCAÇÕES JÁ NÃO O FAZEM E TEM MANDADO MUITA GENTE EMBORA. É PRECISO ORAÇÃO E MUITO CUIDADO COM OS RIOS. BJS

    ResponderExcluir
  4. Uma pena mesmo que o homem destrua a natureza, que é tão linda e rica em vida.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  5. Chica,uma bonita poesia do Tunin nos mostrando a importancia da preservação de nossos rios,através das lembranças do rio de sua infancia. bjs,

    ResponderExcluir
  6. Chica, é triste ver a natureza destruída pelos homens! Esse poema do amigo Tunin é lindo e triste!
    beijinhos Pedrinho

    ResponderExcluir
  7. Chica. Na avenida da casa dos meus pais passa um rio que eles contam ter sido muito profundo na infância deles. Hoje o rio é um fio de água, não dá nem para imaginar como era antes. Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  8. Oi Chica,
    Tenho pena das crianças. Como estará o mundo quando eles forem adultos?
    Que Deus tenha misericórdia e dê rigidez nessa política.
    Linda poesia do Tunin.
    Beijos no coração
    Mundo dos Inocentes

    ResponderExcluir
  9. Legal trazer o Tunin com esta bela poesia de amor ao rio e que possa mostrar a todos a importância de cuidar da natureza.
    Meu abraço.

    ResponderExcluir

♥ ♥ ♥ Fico feliz de te ver aqui, falando comigo!beijos,chica ♥ ♥ ♥