♥ Brincando de ...roda! ♥



Imagem daqui

Quem é que não lembra 
De uma linda brincadeira?
De mãos dadas em circulo,
começava a "cantadeira"...

Em cada giro alegria,
mãos suadas e juntinhas,
seria bom voltar aquele dia, 
ver crianças rodando alegrinhas!

chica


* Um tema tão falado, lido, comentado: As brincadeiras infantis...

Inicio aqui uma série , falando delas.

Acredito que cada um de nós pode ,do nosso jeito, falar, tentar resgatar as brincadeiras sadias, legais, que só bem fazem...

Vamos reviver  ou então brincar com os nossos filhos e/ou  netos?

(((o)))o(((o)))o(((o)))


Chegou a Lídia:

Eu jogava à "macaca"
Pé no chão e pé no ar
a saltar de "casa" em "casa"
sem o risquinho calcar.

Era fácil de jogar
às vezes até perdia 
P'ró jogo não acabar
Mais cedo do que eu queria


Chegou Edumanes:

Brincadeira de roda!
animação da criançada
quem não sabia a corda
saltar, ficava amuada.

Em circulo outra brincadeira,
essa era a das meninas
a dos rapazes de outra maneira
todas elas a eles juntinhas.

Havia o jogo do berlinde,
e também o do pião
sem graça o que finge
qualquer um deles no chão.

As de hoje são diferentes,
na heras dos computadores
para alguns mais atraentes
para outros mais maçadores.

Boa noite amiga Chica, 
para você estou a desejar
quando alguém faz birra
está a caldo a entornar?

20 comentários:

  1. Eu lembro muito as minhas brincadeiras de criança.bjs amiga Chica.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Uma brincadeira quase esquecida. Por aqui incentivo a Alice a brincar de boneca, largar o celular e pc, vezes joga com a amiga vizinha, pula corda, brinca de escolinha, com os primos de esconde-esconde, mas ainda vence os tecnológicos. é a nova geração, mas cabe a nós incentivar e resgatar brincadeiras saudáveis

    ResponderExcluir
  3. E como é importantes resgatar essas brincadeiras e você começou nos brindando com uma linda poesia. Ah! Como é brincar de roda rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que saudade dessas rodas! Muito linda ciranda,Chica! bjs,

    ResponderExcluir
  5. Olá, queria Chic
    Se lembro de algo bom na infância eram as brincadeiras de roda com os primos... dava uma roda grande demais...
    Bjm fraterno e ótimo Domingo!

    ResponderExcluir
  6. Ainda que as crianças hoje tenham muito mais brinquedos e ocupações, nada pode competir com uma avó que brinca com os seus netos. O meu filho adora quando a avó joga à bola com ele. São grandes companheiros...
    Beijinho, uma doce semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  7. Olá Chica, essas brincadeiras e jogos eram lindos e tão saudáveis!
    Óptima ideia resgatar e lembrar e se for possível colocar em pratica!
    Que pena tenho de não poder transmitir essas coisas e outras a netinhos que tardam em chegar, mas Tenho fé;))!
    Beijinhos e tudo de bom!
    Ailime

    ResponderExcluir

  8. As crianças precisam de "nãos" para um crescimento em equilíbrio.

    Mais uma excelente ideia, Chica, a dos jogos infantis.

    Eu jogava à "macaca"
    Pé no chão e pé no ar
    a saltar de "casa" em "casa"
    sem o risquinho calcar.

    Era fácil de jogar
    às vezes até perdia
    P'ró jogo não acabar
    Mais cedo do que eu queria

    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    Verdade hoje em dia muitos não lembram dessa maravilhosa brincadeira...

    Essa brincadeira e ótima,quem não ouviu falar ainda ta perdendo tempo,de se divertir...

    Beijokaaaaaass...

    ResponderExcluir
  10. E por que a gente para de fazer algo tão alegre e prazeroso? Eu adorava as rodas... Lindo resgate Chica..

    Beijos beijos

    ResponderExcluir
  11. Havia as cantigas de roda das crianças,mas também a da juventude depois do serão nas desfolhadas na eira.
    Que saudade e que encanto...

    ResponderExcluir
  12. Brincadeira de roda!
    animação da criançada
    quem não sabia a corda
    saltar, ficava amuada.

    Em circulo outra brincadeira,
    essa era a das meninas
    a dos rapazes de outra maneira
    todas elas a eles juntinhas.

    Havia o jogo do berlinde,
    e também o do pião
    sem graça o que finge
    qualquer um deles no chão.

    As de hoje são diferentes,
    na heras dos computadores
    para alguns mais atraentes
    para outros mais maçadores.

    Boa noite amiga Chica,
    para você estou a desejar
    quando alguém faz birra
    está a caldo a entornar?

    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  13. Brinquei muito de roda, quando era criança e quando dava aula brincava na hora do recreio com as crianças, adorooooo....saudades.
    Linda sua postagem, grande beijo no coração cara amiga Chica.

    ResponderExcluir
  14. Senti saudades do meu tempo de criança...

    Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar...

    Um grande abraço,
    Élys

    ResponderExcluir
  15. Chica,vovó sempre fala das brincadeiras de antigamente!bjs Pedrinho

    ResponderExcluir
  16. Que linda a sua ciranda, Chica!

    Mãos suadas também no passa-anel.
    Olhar bem os rostos, tentar adivinhar...
    O meu anel... irei recuperar?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Brinquei muito de roda, que saudade! Muito bom passar por aqui Chica :D

    Beijãaaaaaaao *-*

    ResponderExcluir
  18. a criançada de hoje em dia nem sabe o que é isso....eu aproveitei tanto a minha infancia!! e esse post me remeteu a coisas muito boas dessa epoca
    bjs
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderExcluir
  19. Tudo mudou. Há muitos pais sem
    qualquer disposição para as
    brincadeiras com os filhos. Porque
    a vida lhes rouba a disposição e
    o sorriso. Está mau para as
    crianças e para os adultos.
    Mas há que tentar superar.
    Bj. amiga.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  20. Oi Chica, fiquei meio que afastada desse lado criança, que tu tens e eu também...quanta coisa boa perdi.
    Mas ainda bem que está tudinho aqui e estou vendo essa série super legal que tu criou.
    Brincar de roda era algo mágico...brinquei menina, brinquei com sobrinhas, brinquei com amigas, e até com meus meninos, na medida do possível.

    Delícia seus versos.

    Beijos de uma noite de paz.

    ResponderExcluir

♥ ♥ ♥ Fico feliz de te ver aqui, falando comigo!beijos,chica ♥ ♥ ♥